terça-feira, 6 de maio de 2008

A Supersonic tem pai!




Segue abaixo um trecho relevante desta entrevista com Carlos Alberto "Sossego"
Lopes, o "pai da criança", a cabeça por trás da criação de nossa querida guitarra.

(...) em 1963, quando fui contratado pela Giannini, é que mergulhei efetivamente no mundo da construção de instrumentos musicais.(...)Fui convidado para assinar os projetos de instrumentos de cordas da empresa, como guitarras e contrabaixo. Meu primeiro projeto foi o da Giannini Supersonic 703, o instrumento que levou os brasileiros a tocarem guitarra, e que hoje virou artigo de luxo, pois tem gente que procura com lupa para comprar. Na época, fiz a Giannini adquirir uma Fender Stratocaster, que serviu de base para este modelo. Desmontei-a e copiamos perfeitamente todo o seu esquema. A única coisa que não tínhamos similar aos originais, na época, eram os parafusos Allen minúsculos, então utilizamos parafusos de fenda normal. E assim nasceu a guitarra, que era uma mistura de dois modelos, a Jazzmaster - que emprestou formato de corpo e escudo - e a Strato - que cedeu posicionamento de pick-ups, alavanca, controles e receptáculo para jack. As duas primeiras edições desta guitarra caíram na mão do grupo Os Incríveis, momentos antes de eles embarcarem para a Itália. Segundo eles, o pessoal de lá ficou deslum-brado com o instrumento, pois, até então, só conheciam as Fenders originais. Na seqüência, desenvolvi amplificadores que foram True Reverber, Thunder Sound, Vali-ant, Jet Sound, Tremendão, e o Mini Mighty, através de cópias dos circuitos das caixas Fender, adaptados às nossas condições tecnológicas da época, deficiente de alguns componentes.
(...)


Direitos da entrevista e fotos reservados a seus respectivos autores e aqui reproduzidos sem fins comercias, a propósito de divulgação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, eu sou luiz e enviei para seu e-mail, rodrigokothe@msn.com, duas fotos de uma giannini super sonic e eu queria saber o modelo, ano, serie, etc.

Obrigado

Anônimo disse...

Olá, eu sou luiz e enviei para seu e-mail, rodrigokothe@msn.com, duas fotos de uma giannini super sonic e eu queria saber o modelo, ano, serie, etc.

Obrigado