sexta-feira, 30 de maio de 2008

Supersonic ontem e hoje, Parte 3



Em mais uma foto de catálogo da Giannini, podemos ver o modelo de Supersonic que mais se encontra por aí nas lojas de instrumentos usados e nos Mercados Livres da vida, a Ae03.

Há diferenças significativas entre este modelo, lançado aproximadamente em 1978, e o primeiro (circa 65/66).

O braço é inteiriço em Pau Marfim, em oposição ao braço de Peroba dos campos e escala de Jacarandá do primeiro modelo.

O desenho do corpo é o mesmo, porém construído em Caxeta e não mais em Cedro.

A alavanca de vibrato e a ponte são inspiradas no modelo Jazzmaster / Jaguar da Fender, salvo pequenas diferenças:
- A ponte das guitarras Fender é flutuante e permite ajuste individual de altura dos saddles, e a alavanca possui botão de trava que previne a desafinação do instrumento em caso de quebra de alguma corda. A alavanca da Giannini não tem essa função, e a ponte permite apenas um ajuste de altura geral por dois pivôs, como nas guitarras Gibson).

- O logotipo também mudou (pra pior, convenhamos).

E pra finalizar, minha opinião é que a Supersonic ideal teria as características do modelo dos anos 60, porém com a ponte + alavanca da versão setentista. Boa idéia para um modelo customizado...




2 comentários:

Anônimo disse...

Bem lembrado Rodrigo! eu fiquei até com saudades da época que estavam lançando as "novas" SS e que reclamavamos na net da ponte e do tremolo!
Seria Genial mesmo!
uma pena qu o projeto não vingou novamente!

Adiel disse...

Eu tenho uma SS 1979 que nunca desafina quando uso a alavanca, não importa quanto. Até guardo a guitarra com a alavanca pressionada pela tampa do estojo, e, quando a tiro do case, está afinada 100%, mesmo sem a trava das Fender. Eu só gostaria de uma sugestão do grupo em relação ao sustain da SS, que é muito pobre nas cordas agudas, principalmente em notas mais altas. Há como melhorar? Um abraço a todos!