sexta-feira, 9 de maio de 2008

Supersonic ontem e hoje, Parte 2




Para expor as mudanças que a Ssonic foi sofrendo através dos anos e esboçar uma história do instrumento, vamos postar algumas imagens tiradas de antigos catálogos da Giannini, que me foram enviadas pela Mônica, gerente de marketing da companhia.

À direita uma Ssonic pós 1970. Segue o design básico que se firmou aproximadamente em 1966, com algumas pequenas diferenças: os captadores já têm o formato de strato, e não mais o famoso "sextavado", que já vi com "barrinhas" (mais raro) e pólos (mais comum). Note também as ferragens douradas na guitarra dessa foto, o bridge cover sobre a ponte/alavanca, e o logotipo na mão - que já não é mais aquele com a fonte "neon" pós 1966, mas o que foi adotado lá pela metade dos anos 70 e segue muito pouco alterado até os dias de hoje.

Uma de minhas ssonics é bastante semelhante a essa, com a diferença de que ainda tem o logo "neon" no headstock - o que a data a aproximadamente 1970.
As perguntas que não querem calar: quando exatamente ocorreram essas mudanças. Tem alguma info? Contate-nos!

6 comentários:

Rafael "Cark" disse...

Rodrigo Kothe,

Parabéns pelo blog, sou fascinado por esta guitarra e guitarras antigas, nao tenho nenhuma deste modelo, tanto que estou vendendo uam pedaleira pra fazer dinheiro e investir numa dessas...
Com o blog aque vc criou da pra ter mais informações dela...
Parabéns bela iniciativa

Carlos Costa disse...

muito legal o blog sucesso e visitarei sempre.
estou reformando duas depois passo fotos
abraços
carlos costa

Unknown disse...

Olá, parabéns pelo blog. Tenho duas supersonics, uma a 13ª construida. Tem o filme dos incriveis neste mundo louco, que aparecem estas primeiras supersonic fabricadas em 1963. Tem no you tube o clip. Uma pretendo vender e ficar com a outra. TEnho outras giannini tambem, por exemplo a gemini que foram fabricadas poucas.
Porem, prefiro tocar com a supersonic, tem um braço melhor.Continuarei a visitar o blog.

Flávio disse...

olha, eu tenho uma Ssonic toda original, e com os caps seztavados e com polós(que alias na minha opnião tem um timbre melhor que as posteriores)queria reformar, mas para isso teria q colocar caps normais pois não acho mais os sextavados...

90 disse...

tstrhstrh, vc pode rebobinar seus captadores se eles estiverem mortos. Malagoli, Cabrera ou Sossêgo podem fazer isso por você.

DOM disse...

Muito Legal esse Blog, parabéns...
É sempre difícil de se encontrar informações ou registros sobre a supersonic, tenho uma dúvida, as supersonics com pickups sextavados vinham com o cover bridge ou só as pós 70???...
Não sei se é coincidência mas ainda não vi nenhuma dos anos 60 (caps sextavados)com o cover...