quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

E por falar em Roberto...




José Provetti, conhecido como "Gato"(1941-1996), era um dos melhores guitarristas de rock (ou como chamavam na época, "iê-iê-iê") dos anos 60, desde pouco antes do estouro da jovem guarda (onde fez fama nos Jet Black´s, uma das melhores bandas instrumentais da década) até o auge do movimento/momento e início dos anos 70, tocando no RC, banda de apoio do "Brasa".
Mestre Sérgio Haussmann, grande colecionador e conoisseur de rock instrumental e editor da saudosa Instrumental Newsletter já mencionou que a Supersonic fez parte da história dos Jet Black´s nas mãos de Gato. A foto acima (retirada do mesmo fascículo da foto de RC no post anterior) confirma o que Mr.Haussmann disse. Ao fundo vemos Gato empunhando a SSonic. A cor do instrumento sugere que este possa ser o mesmo que RC toca em foto anteriormente publicada. Até hoje só vi fotos de Ssonics com essa cor vermelha/vinho em fotos de pouca definição (como a presente) ou em preto e branco. Se alguém tiver detalhes, pistas, histórias, etc: contate-nos!

domingo, 4 de janeiro de 2009

Não é Supersonic, maaas...

... é a sua prima rica. Na foto vemos Roberto Carlos nos tempos da jovem guarda (e em cores) com uma Fender Jazzmaster a tiracolo. Foto escaneada do fascículo dedicado a Roberto e Erasmo na primeira edição da "História da música popular brasileira" da Editora Abril (1970-1).