quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

E por falar em Roberto...




José Provetti, conhecido como "Gato"(1941-1996), era um dos melhores guitarristas de rock (ou como chamavam na época, "iê-iê-iê") dos anos 60, desde pouco antes do estouro da jovem guarda (onde fez fama nos Jet Black´s, uma das melhores bandas instrumentais da década) até o auge do movimento/momento e início dos anos 70, tocando no RC, banda de apoio do "Brasa".
Mestre Sérgio Haussmann, grande colecionador e conoisseur de rock instrumental e editor da saudosa Instrumental Newsletter já mencionou que a Supersonic fez parte da história dos Jet Black´s nas mãos de Gato. A foto acima (retirada do mesmo fascículo da foto de RC no post anterior) confirma o que Mr.Haussmann disse. Ao fundo vemos Gato empunhando a SSonic. A cor do instrumento sugere que este possa ser o mesmo que RC toca em foto anteriormente publicada. Até hoje só vi fotos de Ssonics com essa cor vermelha/vinho em fotos de pouca definição (como a presente) ou em preto e branco. Se alguém tiver detalhes, pistas, histórias, etc: contate-nos!

3 comentários:

As Idéias de Jericho disse...

gato foi um dos nossos primeiro guitar heroes. Devia ser publicada uma biografia do mesmo.

obrigado por postar e

um abraço fraterno

90 disse...

a história do Gato é muito triste. Ele tinha sérios problemas com a garrafa, e por pressão de Chiquinho de Moraes, maestro de RC, foi tirado da banda de apoio do Rei para dar lugar a outro guitarrista mais versátil (no caso, o grande Aristeu). Para compensar a demissão, RC (que apesar das várias manias e defeitos tem a virtude de ser extremamente leal a seus músicos) montou um bar pra Gato - o que certamente não ajudou no seu alcoolismo.
Dizem que Roberto ajudou a pagar até mesmo o enterro da esposa da de Gato, que faleceu poucos anos após o marido. Enfim, um triste fim.

Cultura e Loucura disse...

Cara... acabei de conhecer o seu blog... nem sabia que SS era tão querida... vou tirar fotos da minha e te contar minha história logo, logo...
Abração e parabéns pelo trabalho